quarta-feira, 17 de março de 2010

Seres da mitologia - MEDUSA

Acima: uma das minhas versões da Medusa, em desenho

Categoria: Mitologia - criaturas

MEDUSA é a criatura com cabelos de cobra, rabo forte também de cobra e presas e garras afiadas. Algumas versões dizem que ela tem asas de ouro e garras de bronze. Outras, que é metade cobra, metade gente. É uma das três Górgonas. As outras duas são Esteno e Euríale, suas irmãs. As duas também têm cabelos de cobra, e as três possuem olhos fatais: a pessoa a quem elas dirigirem o olhar vira pedra imediatamente. Isso não muda, independentemente das descrições do monstro. Medusa (assim como suas irmãs) é carnívora: come os poucos humanos que não empedra, animais normais, como ratos e insetos, e monstros pequenos e fracos, como harpias e manticoras.

*Observação: a maioria das coisas ditas aqui está presente na mitologia, mas outras eu inventei. Aqui estão presentes as MINHAS versões para as criaturas mitológicas. Existem várias versões da Medusa: uma diferente da outra; e eu não sei bem o que a Medusa come, por isso estou inventando.


sexta-feira, 12 de março de 2010

ANIMAIS - Cobra





Categoria: Animalia (reino Animal)

Existem muitas espécies de cobras. Tem a cascavel, a sucuri, a jiboia, a jararaca e outras.
Também tem a papa-ovos. Ela come os ovos dos animais e depois cospe a casca. A sucuri e a jiboia se enrolam na presa e apertam-na até quebrar os ossos dela, porque essas espécies de cobra não possuem veneno. Depois elas engolem a presa inteira. Também tem a píton. uma parenta próxima da sucuri
e da jiboia. Há espécies de cobras que não põem ovos, mas elas não são mamíferas. A cascavel e a jararaca são algumas dessas espécies. Existem duas cobras muito parecidas, a coral-verdadeira e a coral-falsa. Você distingue as espécies observando as cores. A coral-verdadeira tem listras vermelhas junto das amarelas e a falsa, vermelhas junto das pretas. A picada da naja, uma das serpentes mais venenosas, pode matar uma pessoa em 15 minutos. A cascavel, outra espécie, tem um chocalho que ela chacoalha quando quer avisar que alguém está invadindo seu território. Quanto mais esse alguém chega mais perto, mais forte ela chacoalha o chocalho, até que ela percebe que a pessoa ou animal está perto demais e ataca. Há também uma espécie que se chama cobra-voadora. Ela não voa, só salta de árvore em árvore. Existe outra que é chamada de cobra-cipó, porque ela é parecida com um cipó, para se camuflar das presas e predadores. Também há uma cobra chamada cobra-raio-de-sol, que tem esse nome porque suas escamas brilham à luz do Sol.

domingo, 7 de março de 2010

ANIMAIS - Lêmure

Categoria: Animalia (reino Animal)
Os LÊMURES adoram pular. Existem diversas espécies. Uma delas é o lêmure de cauda anelada. Os lêmures de cauda anelada têm 36 dentes na boca e 5 dedos em cada pata. Eles comem frutas, folhas e, de vez em quando, insetos. O corpo deles tem 40 cm e a cauda, 50 cm. Outra espécie é o índri, que é do tamanho de um pequeno cachorro. O ai-ai, que é outra espécie, é noturno, isso quer dizer que ele só sai à noite. Ele retira as cascas das árvores com suas garras para procurar insetos. Também existe uma espécie de lêmure que se chama lêmure preto e branco. Outra das espécies é o lêmure de coleira, que é chamado assim porque ele tem uma listra no pescoço que parece uma coleira. Também há o lêmure de coroa, que tem esse nome porque possui alguns pelos dourados na cabeça que parecem uma coroa. Há uma espécie chamada sifaka, que também é preta e branca. Um grupo de lêmures é chamado de bando. O principal hábitat dos lêmures é Madagascar, onde vivem 28 espécies.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Seres da mitologia - HIDRA

Acima: minha versão da Hidra (em desenho)


Categoria: Mitologia - criaturas

HIDRA é uma criatura com corpo de dragão (quatro pernas compridas, com dedos que possuem garras afiadas, e um rabo longo e forte) e sete cabeças de serpente, das quais os pescoços são longos e finos e as línguas, afiadas e longas, como as de uma cobra. A hidra é fantástica porque, quando uma cabeça é cortada, nascem duas no lugar. Ela também possui um hálito venenoso, capaz de matar qualquer criatura. É carnívora (na verdade, cinco cabeças são carnívoras; duas são vegetarianas*), sendo que sua principal refeição são viajantes perdidos que ela encontra quando vai caçar ou pessoas que invadem sua caverna para buscar água (ela mora perto do rio).

*Observação: a maioria das coisas ditas aqui está presente na mitologia, mas outras eu inventei. Aqui está presente a MINHA versão para hidra. Que eu saiba, a hidra de verdade da mitologia é carnívora, todas as sete cabeças.